Tipos de Fundos
FUNDO DE RENDA FIXA
Os fundos de Renda Fixa buscam retorno por meio de investimentos em ativos de renda fixa, como títulos públicos e títulos de crédito privados. Suas categorias são as seguintes: Simples, Indexados, de Ativos de Baixa Duração, Média Duração, Alta Duração e Livre Duração. Geralmente, esses fundos são mais indicados para pessoas com perfil mais conservador, que procuram baixa volatilidade em seu investimento e uma possível previsibilidade maior de resultados, considerando o risco.
FUNDO CAMBIAL
Tem a obrigação de investir no mínimo 80% dos recursos em dólares, euros ou em ativos que representem a variação dessas moedas, como títulos públicos ou privados. A principal vantagem desse investimento é a oportunidade de acompanhar o desempenho de uma moeda estrangeira com liquidez, minimizando os riscos de eventuais choques nesse campo. São indicados para quem quer proteger seu patrimônio em relação a oscilações fortes de outras moedas contra o real.
FUNDO MULTIMERCADO
Oferece a você a possibilidade de investir em diversos mercados ao mesmo tempo como juros, câmbio e ações. Por essa grande variedade, costuma ter variados tipos de estratégia, indicados para vários objetivos. Podem ir se adaptando em diferentes momentos do mercado, podendo se proteger e capturar tendências com mais efetividade. São recomendados para quem busca maior diversificação na carteira, acessando mercados variados com um patrimônio investido relativamente baixo. Esse produto costuma atrair quem tem mais tolerância a risco, de modo geral.
FUNDO DE AÇÕES
Os fundos de ações são aqueles que investem majoritariamente em ativos de renda variável, especialmente em ações. Existem várias categorias dentro desse tipo de fundo, permitindo que o investidor possa acessar diversas estratégias nesse campo. Costuma ter política de investimento mais agressiva e, por isso mesmo, tendem a ser fundos mais voláteis, mais indicados a investidores com maior tolerância a risco, que não têm tanta necessidade de liquidez e que estejam pensando no longo prazo.